fbpx
Tem Facebook e quer tirar visto? Então leia esse post

Olá viajante! Hoje falaremos sobre a questões das redes sociais para quem quer tirar visto americano.

Se você não sabe, se você quer tirar visto americano você precisa informar suas redes sociais e mais algumas informações na hora de solicitar um visto.

E se você acha que é só mais uma frescura do governo americano e que não muda em nada você está completamente enganado

Veja o que aconteceu com um adolescente palestino que estava indo estudar na mais conceituada Universidade do mundo, a Harvard…

Visto revogado por causa de amigos

Um jovem de 17 anos diz que teve seu visto americano revogado por causa de comentários de amigos em uma rede social.

Para piorar, o adolescente estava prestes a começar seus estudos na universidade de Harvard, uma das mais renomadas do planeta.

Ismail Ajjawi, palestino que vive no Líbano, chegou ao aeroporto de Boston e diz que uma policial o levou para uma sala para um interrogatório que durou 5 horas.

Segundo a declaração do rapaz ao jornal de Harvard:

“Ela disse que viu pessoas com pontos de vista contrários aos EUA na minha lista de amigos”.

O adolescente disse que não curtiu, compartilhou ou comentou posts que ofendessem os EUA feitos por seus amigos, e que não deveria ser responsabilizado pelas mensagens de outras pessoas.

Mesmo assim, segundo ele, seu visto de estudante foi revogado imediatamente, e Ajjawi foi enviado de volta ao Líbano.

Anteriormente, a policial já havia questionado o adolescente sobre sua religião, e pediu a ele que desbloqueasse seu celular e notebook durante o interrogatório.

A diretoria da universidade de Harvard diz que está tentando resolver a situação de Ajjawi antes do início das aulas, em 3 de setembro.

O site Departamento de Estado se recusou a comentar especificamente sobre o caso de Ajjawi, já que os registros de vistos são confidenciais sob a lei dos Estados Unidos.

Jornais afirmam que a ação é inconstitucional…

Já os funcionários de fronteira afirmam ter poderes especiais e que não precisam de mandado para isso.

Desde junho deste ano, os EUA têm novas regras para concessão de vistos de estudante, turismo e trabalho.

redes sociais

O que precisa declarar?

Segundo o Departamento de Estado americano, a maioria das pessoas que quiser se candidatar a um visto no país deve enviar, com a solicitação, seus nomes de contas de redes sociais que usa ou usou nos últimos cinco anos.

Os candidatos a visto também têm que fornecer endereços de email e números de telefone usados nos últimos cinco anos.

A medida do governo americano engloba 20 plataformas, e vale para sites de outros países, como Weibo e QQ (China) e VK (Rússia).

A maioria da lista, porém, é de redes sociais americanas, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Reddit, entre outras.

No ano passado, o Departamento de Estado americano estimou que 14 milhões de pessoas que pedem vistos de não-imigrante foram afetados pela medida de varredura nas redes.

Em julho deste ano, a diretoria de Harvard escreveu uma carta ao Departamento de Estado americano se dizendo preocupada com a situação de seus estudantes internacionais.

Não é a primeira vez que algo assim acontece —em 2017, ao menos quatro estudantes tiveram vistos negados.

A Alfândega dos EUA e a Segurança Interna também estão sendo processadas pelo Instituto Knight de Primeira Emenda, dedicado à liberdade de expressão no país.

A entidade quer que ambas entreguem as regras pelas quais as pessoas têm seus aparelhos eletrônicos apreendidos e revistados na fronteira.

Incrível essa história, não?

Vamos então pegar o mais importante para nós:

Segundo o Departamento de Estado americano, a maioria das pessoas que quiser se candidatar a um visto no país deve enviar, com a solicitação, seus nomes de contas de redes sociais que usa ou usou nos últimos cinco anos.

A maioria da lista, porém, é de redes sociais americanas, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Reddit, entre outras.

Por que você vai ter que informar dados de suas redes sociais?

Novas regras para obtenção de visto de estudante, turismo e trabalho nos Estados Unidos foram anunciadas em junho de 2019 e só deixam de fora certos solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais.

Se você pensa em pedir ou renovar um visto dos Estados Unidos é melhor analisar o que você postou no Facebook

Segundo o Departamento de Estado americano, a partir mês de junho, a maioria das pessoas que se candidatar a um visto no país terá que enviar junto com a solicitação informações sobre as redes sociais que usa ou usou nos últimos cinco anos.

Mas não é só isso…

De acordo com as novas regras, além de toda a documentação que já precisam apresentar, os interessados também devem fornecer endereços de e-mail e números de telefone que utilizaram também nos últimos cinco anos.

As novas exigências foram propostas pela primeira vez em março de 2018 e só agora foram aprovadas…

redes sociais

Elas atendem a uma determinação do presidente Donald Trump, e, segundo o governo, buscam aumentar o controle de segurança sobre os solicitantes de visto.

Segundo o Departamento:

“Estamos trabalhando constantemente para encontrar mecanismos que melhorem nossos processos de triagem para proteger os cidadãos americanos, ao mesmo tempo em que apoiamos as viagens legais aos Estados Unidos”.

Quem precisa fornecer informações sobre as redes sociais?

De acordo com as novas regras, a maioria das pessoas que se candidata a um visto dos EUA precisa enviar informações como os nomes de usuários que mantém ou mantinha nas redes sociais.

A obrigatoriedade vale para quem vai aos Estados Unidos fazer:

  • Turismo.
  • Trabalho.
  • Estudos.

Já certos solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais estarão isentos das novas medidas, segundo o Departamento de Estado.

Anteriormente, apenas alguns grupos precisavam de uma investigação adicional por parte das autoridades.

Grupos esse como por exemplo, aqueles que haviam estado em partes do mundo controladas por grupos radicais ou eram provenientes de determinados paíse.

Os novos formulários de solicitação de visto listam uma série de redes sociais e exigem que o solicitante informe os nomes das contas que têm ativas ou as que utilizou nos últimos cinco anos…

A solicitação também inclui a opção de oferecer informações voluntariamente sobre perfis que possuam ou possuíram em outras redes, mas que não constam na relação disponível na ficha.

redes sociais
Parte da DS-160 que solicita suas redes sociais.

Segundo fontes de imigração consultadas pelo jornal americano The Hill, quem mentir sobre o uso das redes sociais poderá enfrentar “sérias conseqüências na imigração”.

Como de praxe aqui no blog, NÃO MINTA na hora de preencher seu visto, porque ou no Consulado já detectam sua mentira ou na imigração…

O que a galera achou?

Quando a proposta de pedir informações sobre as redes sociais dos solicitantes de visto foi apresentada em 2018, as autoridades estimaram que ela afetaria 14,7 milhões de pessoas por ano.

A União Americana pelas Liberdades Civis fez críticas na época, afirmando que “não há evidências de que tal monitoramento das redes seja efetivo ou justo” e considerando que ele levaria as pessoas a se autocensurarem na internet, já que qualquer brincadeira feita nessas plataformas poderia ser levada a sério.

Usuários das redes sociais também não se mostraram satisfeitos com a medida, chamada, por alguns, de “Big Brother nos Estados Unidos”.

O jornalista Peter Clarke, ex-funcionário da rede ABC na Austrália, disse no Twitter que as regras são “ainda mais invasivas” e que outros destinos, com isso, “acenam” para os viajantes.

O também jornalista Kumar Manish, da Índia, recomendou, via Twitter, que os internautas “pensem duas vezes, três vezes antes de postarem qualquer coisa”.

“Seu sonho americano pode ir por água abaixo com base nisso”, acrescentou.

Conclusão

Como você preenche a DS-160 não mudou nada…

O que você precisará acrescentar será informações dos últimos 5 anos:

Endereços de e-mail.

Números de telefone que utilizaram também nos últimos cinco anos.

Seus nomes de contas de redes sociais.

Curtiu o post?

Compartilhe com seus amigos que estão pensando em viajar, com certeza irá ajudar! 

Até mais! 

Sobre o Autor

Kevin
Kevin

Olá! Meu nome é Kevin. Sou empreendedor Digital e apaixonado por viagens. Sou criador do Guia Definitivo do Visto Americano para facilitar a vida dos meus queridos viajantes ♥

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *